Star Trek 50 anos - a série animada




Comemorando os 50 anos da franquia a Taverna do Anão incia uma série de reportagens sobre tudo que envolva Jornada nas Estrelas, hoje vamos conhecer um pouco de Star Trek: The Animated Series.







Star Trek: The Animated Series  é um seriado de desenho animado americano de ficção científica que se passa no universo de Star Trek após Star Trek: The Original Series (1966-1969). O sucesso da série original nas pequenas emissoras e a pressão dos fãs para uma nova produção de Star Trek levou a The Animated Series entre 1973 a 1974, como fonte de aventuras da tripulação da USS Enterprise, até o lançamento do filme Star Trek: The Motion Picture, em 1979. A animação foi a primeira série de Star Trek a vencer um Emmy Award. A equipe de produção e roteiristas vinha praticamente toda da série dos anos 60, e o elenco clássico (exceto Walter Koenig) voltou todo para dublar seus personagens.

A abertura da série animada

A série foi produzida pela Filmation em associação com a Paramount Television e teve duas temporadas entre 1973 e 1974 na NBC, com um total de 22 episódios. Uma proposta inicial da Filmation tinha crianças como os personagens antigos. De acordo com Norm Prescott, a Paramount ofereceu uma grande quantia de dinheiro para Roddenberry deixar o controle criativo da série, e deixar a Filmation proseguir com a ideia de "crianças cadetes no espaço". Ele recusou.
Os roteiristas da série usaram, essencialmente, o mesmo guia de roteiristas que foi usado em Star Trek: The Original Series. Enquanto a liberdade da animação permitiu uma grande variedade de paisagens alienígenas e aliens não-humanóides críveis, as restrições de orçamento foram um problema e a qualidade da animação era apenas razoável, com um grande re-uso de cenas . Apesar dos problemas ligados a orçamento os roteiros tinham uma  forma e qualidade cinematográfica.

A tripulação da Enterprise, Pavel Chekov
 (Walter Koenig)  foi omitido devido ao orçamento, 
que não permitia o elenco completo.

 Ao final da primeira temporada de Star Trek: The Next Generation, todas as licenças para os spin-offs de Star Trek foram renegociadas e The Animted Series foi essencialmente "descanonizada" pelo escritório de Gene Roddenberry. Os escritores dos romances, quadrinhos e jogos foram proibidos de usar conceitos da série de animação em seus trabalhos. Mesmo assim o material produzido é muito bom, foi lançado em DVD oficialmente no Brasil. A Taverna do Anão recomenda muito essa série de animação, Star Trek: The Animated Series foi eleita a 96ª melhor série de animação de todos os tempos pela IGN. Eles declararam que apesar da série sofrer de limitações técnicas, seu formato permitia uma maior liberdade e criatividade do que era possível na série original. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário