Tudo sobre o clássico desenho Super Amigos

 


Em época que a Liga da Justiça esta se formando no cinema, vamos conhecer e relembrar tudo sobre o desenho Super Amigos, a forma como muitos nerds conheceram a Liga da Justiça na infância.






Tudo começou quando a Hanna-Barbera licenciou os direitos de animação dos personagens da DC Comics e adaptou a Liga da Justiça dos quadrinhos para a televisão fazendo diversas mudanças durante o processo de transição, não apenas na mudança de nome da equipe para Super-Amigos, embora os membros da equipe, algumas vez, se referissem como a Liga da Justiça no desenho.
Além da mudança do nome da equipe, novos personagens foram criados como integrantes: Marvin, Wendy e Supercão (que apareceriam muitos anos mais tarde como membros dos Novos Titãs nas HQs). Porém, ao término da primeira temporada, o trio foi esquecido já que a série foi cancelada.
Mas  a popularidade das séries de TV Mulher Maravilha e O Homem de Seis Milhões de Dólares estimularam o interesse em renovar o programa Super-Amigos. Assim, em 1977, foi lançado The All-New Superfriends Hour, a segunda série de Super amigos. Para substituírem Marvin, Wendy e Supercão, foram criados Zan, Jayna, os Supergêmeos, e seu macaco espacial Gleek.

Zan e Jayna, os Supergêmeos.

Novos personagens criados pela Hanna-Barbera foram
 introduzidas as equipes, como Vulcão Negro, 
El Dorado, Samurai e Chefe Apache.


 Superamigos foi produzido de 1973 a 1985 pela 
Hanna-Barbera, baseado na Liga da Justiça da DC Comics.
Assista agora a abertura de uma das temporadas.

Super Amigos fez muito sucesso e teve 8 temporadas.
  • Super Friends (1973) - temporada de menos audiência, com episódios de uma hora que depois fizeram sucesso na reprise, com os episódios reeditados durando 30 minutos.
  • All-New Super Friends Hour (1977) - nesta temporada acontece a estreia dos Supergêmeos.
  • Challenge of the Super Friends (1978-1979) - Nesta temporada os Superamigos se defrontavam com seus vilões clássicos, a Legião do Mal.
  • World's Greatest Super Friends (1979)
  • The Super Friends Hour Shorts (1980-82) - Em mais uma reformulação, a série abandonou as histórias longas, que foram substituídas por episódios curtos, com média de 7 minutos.
  • The Lost Super Friends Episodes (1983) - Hanna-Barbera e Warner Bros criaram um pacote de sindicação das séries anteriores dos Super Amigos (co-distribuídos pela LBS Comunicações), e estes foram apanhados por várias estações em todo os Estados Unidos e eram geralmente transmitidos de tarde pela semana. Não querendo competir com a programação de distribuição do conteúdo, a ABC cancelou a série. Durante este período de tempo, a Hanna-Barbera continuou a produzir novos episódios dos Super Amigos. No total, 24 dos chamados "Episódios Perdidos" foram animados, mas não foram ao ar nos Estados Unidos nessa época. A série continuou ininterrupta na Austrália. Três desses episódios foram ao ar, quando Super Amigos retornou a ABC no ano seguinte. O restante dos episódios, apenas foram ao ar em 1995, como parte do Superman / Batman Adventures Show. Estes episódios foram lançados no DVD duplo Super Amigos: Episódios Perdidos, que chegou a sair no Brasil.
  • Super Friends: The Legendary Super Powers Show (1984-1985-1986) - Estrearam Darkseid e Nuclear (Firestorm no original, chamado de Tempestade na dublagem brasileira)
  • The Super Powers Team: Galactic Guardians (1985) - Estreia do Ciborgue.

 Animação muito famosa nos anos 80, Super Amigos trouxe para muitas crianças as aventuras da Liga da Justiça. 

Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

Um comentário:

  1. A temporada de 1985 era muito foda. Teve episódios memoráveis como a origem do Batman e a captura do Ciborgue pelo Brainiac transformado em gigante frankenstein.

    ResponderExcluir