12 matérias - 12 doutores (parte 3)




A taverna do Anão vai apresentar ao longo de 12 matérias um pouco da história da mais do que cinquentenária série inglesa Doctor Who, vamos conhecer um pouco do terceiro doutor interpretado pelo ator inglês Jon Pertwee.






Jon Pertwee é o Doutor que menos viajou na TARDIS, que estava "quebrada" após seu exílio na Terra imposto pelo Alto Conselho de Gallifrey, seu planeta natal (o objetivo de ter menos viagens no tempo era de cortar os custos de produção)

Abertura da era Jon Pertwee.

A primeira aventura do terceiro Doutor, "Spearhead from Space", é o primeiro arco em cores de toda a série, e apresenta o cenário da maioria de suas histórias: a UNIT, organização secreta do governo que lidava com casos "obscuros" (alienígenas). Acompanhado pelo Brigadeiro, Liz Shaw (Caroline John) e Jo Grant (Katy Manning), ele desvendava casos na Terra usando roupas muito mais extravagantes que seus antecessores, por isso ficou conhecido como "dândi" (o hipster da época). Pertwee também tinha um companheiro bem diferente: Bessie, um carro amarelo com o qual solucionava seus mistérios, enquanto a TARDIS estava fora de cena. Sua excentricidade chegou ao ponto dele ser um mestre na técnica do "aikidô venusiano".

Após o especial The Three Doctors, os Senhores do Tempo de Gallifrey finalmente liberaram o Doutor para voltar a usar a TARDIS. Essa foi a manobra que os roteiristas usaram para que ele não ficasse tanto tempo na UNIT e pudesse viajar pelo tempo e espaço, afinal, ainda era uma série de ficção científica.

Foi ainda nessa época que surgiu Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen), que acompanhou também o quarto Doutor e apareceu na série moderna, com David Tennant e Billie Piper. O sucesso da personagem foi tão grande que ela ganhou seu próprio spin-off, The Sarah Jane Adventures (2007-2011). A repórter que acompanhou o Doutor agora liderava um grupo de crianças que combatia aliens que aterrorizavam Londres, junto com K-9, o cachorro-robô que era seu fiel companheiro. Infelizmente, a série foi interrompida após quatro temporadas devido à morte da atriz em 2011, por causa de um câncer.
Nesta fase aconteceu a introdução de um clássico inimigo: o Mestre (Roger Delgado), que também era um Senhor do Tempo de Gallifrey. 


O mestre.

A ideia era trazer um personagem que representasse o que Moriarty é para Sherlock Holmes. Na vida real, Delgado e Pertwee eram muito amigos, tanto que o motivo que levou o terceiro Doutor a sair de cena foi a morte de Delgado em um acidente de carro na Turquia, que afetou o ator profundamente. Em 1974, Pertwee saía de cena envenenado por uma radiação no episódio "Planet of the Spiders" ao lado de Sarah Jane (pela primeira vez o nome "regeneração" era usado oficialmente) e chegava às telas o Doutor mais famoso da série clássica: Tom Baker. 

Primeira parte desta matéria é só clicar neste link.
Primeira parte desta matéria é só clicar neste link.

Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário